Loading

Segunda a Sábado
das 08h00 às 12h00
das 13h00 às 20h00

(82)2126-0000

publicidade

Dicas de Saúde

05/02/2014

Maturidade

Cuidados para evitar tombos e quedas em casa

Com o passar dos anos o corpo não é mais o mesmo, ao poucos a firmeza nos braços e nas pernas vão se perdendo. Cada fase da vida é curtida de maneira diferente, cada uma com a sua intensidade e emoção. Mas para aproveitar todas elas é preciso estar com saúde. 
 
Com a chegada da maturidade é necessário ter alguns cuidados para evitar os famosos tombos e quedas que deixam sequelas graves. Segue algumas dicas de como deixar a sua casa mais segura:
 
Na cozinha: 
 
Procure deixar os utensílios e as panelas que são mais usados em locais de fácil acesso. Os armários e prateleiras devem ser firmes.
 
Na sala: 
 
Pintar as paredes com cores claras garante um ambiente mais iluminado. Evite o uso de mesas, centro e tapetes no meio da sala.
 
No quarto: 
 
Coloque um interruptor de luz do lado da cama e nunca vá ao banheiro no escuro. Mantenha um bom espaço entre os móveis a fim de evitar esbarrões.
 
No Banheiro: 
 
Nunca se apoie na cortina, no box ou no registro do chuveiro. Instale barras de suporte no local do banho e perto da privada. Utilize tapetes antiderrapantes, que impedem as escorregadas no piso molhado.
 
Exercícios físicos: 
 
Os especialistas recomendam 30 minutos diários para manter um corpo firme e equilibrado. Caminhada leve, alongamento e dança são as atividades mais indicadas nessa fase para se fortalecer e evitar quedas.
 
Com os animais:
 
Se o cachorro ou o gato for agitado, pula muito ou costuma passar no meio das pernas do idoso, deixe-o no quintal ou preso nos momentos que exigem mais atenção. 
 
Nas escadas: 
 
Elas precisam ter corrimões dos dois lados para facilitar as passadas. Cole faixas antiderrapantes em todos os degraus e nunca desça ou suba com as lâmpadas apagadas.
 
Imprimir Imprimir Compartilhar Compartilhar

Harmony Medical Center

Lot. Stella Maris, Rua Dr. José Afonso de Melo, 68, Jatiúca - Maceió-AL - CEP: 57.037-460
Tel: (82)2126-0000