Loading

Segunda a Sábado
das 08h00 às 12h00
das 13h00 às 20h00

(82)2126-0000

publicidade

Dicas de Saúde

18/01/2016

Melhore sua fala!

4 dicas que vão favorecer sua voz
http://www.saudemelhor.com/10-dicas-para-melhorar-voz-diccao/

A fala é o principal meio de comunicação entre as pessoas, ela permite um contato direto, preciso e eficaz. Muito mais que simplesmente falar, é necessário se comunicar bem, saber posicionar sua voz, pronunciar corretamente as palavras, expressar-se de uma forma coesa e coerente. Ser um bom comunicador traz grandes contribuições para nossa vida, seja no ambiente de trabalho, em uma entrevista de emprego ou até mesmo nos relacionamentos interpessoais. Para você praticar sua comunicação, pesquisamos 4 dicas que podem lhe beneficiar durante sua rotina.

1 - Use a lentidão ao falar e praticar seus exercícios de dicção.
Ao falar rápido demais, você pode transparecer uma imagem diferente do que a intenção, parecendo estar resmungando e atrapalhando as partes das palavras que necessitam ser visivelmente definidas. Se concentre na clareza e tome seu tempo, você será capaz de falar com clareza e rapidez.

2 - Praticar exercício para ajudar deixar sua boca mais móvel
Abuse dos movimentos bucais para tentar deixar sua boca mais articulada, a fim de construir os músculos. Use frases, movimentos com a face e boca, sons exagerados. Quanto mais, melhor.

3 - Grave e ouça sua voz
Grave sua voz. Após concluir, concentre-se e ouça a gravação. Habituar-se a identificar as palavras. Tente falar em ritmos distintos, com propósitos e emoções diferentes. Quanto mais você experimentar, melhor sua voz vai ficar.

4 - Na dúvida ou na insegurança, procure um profissional!
O fonoaudiólogo é o profissional conhecedor na fala e dicção. Sessões com o especialista podem te ajudar a melhorar sua voz, assim como em algumas dificuldades, como língua presa ou sons que saem confusos.

Imprimir Imprimir Compartilhar Compartilhar

Harmony Medical Center

Lot. Stella Maris, Rua Dr. José Afonso de Melo, 68, Jatiúca - Maceió-AL - CEP: 57.037-460
Tel: (82)2126-0000