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Dicas de Saúde

25/09/2013

Cenoura para dar brilho e fortalecer os cabelos

O consumo do vegetal ajuda na elasticidade da pele e fortalece as unhas

Nem todo mundo gosta de comer verduras, mas o ato de excluir esses ingredientes da alimentação é prejudicial para o desenvolvimento do corpo, que precisa das vitaminas provenientes dos vegetais para manter o organismo saudável.  A cenoura, por exemplo, não pode faltar no cardápio, porque é um ótimo antioxidante e grande fonte de fibras, vitaminas e minerais.
Possui betacaroteno, que é um precursor da vitamina A encontrado em vários vegetais, como a própria cenoura, abóbora, manga, melão e pêssego. Ele tem um papel importante na prevenção de doenças, pois atua neutralizando os radicais livres, aumentando a imunidade do corpo.
O betacaroteno encontrado na cenoura, também funciona como componente dos pigmentos visuais responsáveis pela recepção de luz na retina dos olhos (auxilia a visão noturna) e proporciona elasticidade à pele, brilho aos cabelos, fortalece as unhas e atua no metabolismo das gorduras.
Para o corpo se beneficiar desse nutriente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) indica o consumo de 3 a 5 porções de verduras e legumes por dia. Entre elas a cenoura não pode faltar. Uma pessoa adulta precisa comer 250g de cenoura, cozida ou crua, por semana para atingir a quantidade de vitamina A necessária no organismo. Isso corresponde a duas cenouras por semana.
 
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