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Dicas de Saúde

04/11/2013

Como dormir bem

Saiba como evitar a insônia

De acordo com a Sociedade Brasileira do Sono (SBS), 43% da população do país sofre com algum tipo de transtorno do sono. A insônia é caracterizada pela ausência de sono ou por uma grande e prolongada dificuldade encontrada para adormecer.
 
Veja algumas dicas para ajudar a dormir:
 
Imagine uma imagem. Pense que você está em uma praia, ou deitado em um barco em um riacho bem tranquilo. Use de todos os sentidos. Pense no som da água, no frescor do vento. 
 
Para “desligar” o pensamento, conte, de trás para frente, somente os números pares. É uma forma de esquecer as preocupações.
 
Não chegue perto de bebidas com cafeína depois das 18h.
 
As bebidas alcoólicas também devem ser evitadas. Apesar de proporcionarem uma sensação de sonolência, impedem que a pessoa caia no sono profundo.
 
Deixe tudo bem escuro no quarto ou vende os olhos.
 
Evite cochilos durante o dia.
 
Tome um bom banho morno.
 
Não faça exercícios físicos depois das 20h, porque eles estimulam o metabolismo e deixam a pessoa ativa.
 
Vá para a cama somente quando estiver com sono. Não fique virando de um lado para o outro.
 
Afaste-se do relógio. Controlar as horas aumenta a ansiedade.
 
Use o quarto apenas para dormir.
 
Para maiores informações procure um médico.
 

 

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