Loading

Segunda a Sábado
das 08h00 às 12h00
das 13h00 às 20h00

(82)2126-0000

publicidade

Notícias

31/03/2014

Sedentarismo

Considerado uma das maiores causa de morte no mundo

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o sedentarismo continua sendo uma das maiores causas de óbitos no mundo. A ausência de atividade física no dia a dia da população provoca danos imediatos à pessoa, as consequências são acumulativas, dificultando a conscientização sobre a necessidade de realizar alguma atividade física.
 
Segundo cientistas, para um indivíduo ser considerado fisicamente ativo é necessário que realize pelo menos 30 minutos de atividade física moderada cinco vezes por semana ou 30 minutos de atividade intensa três vezes por semana. O especialista em medicina esportiva e reumatologista Fábio Jennings, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), relata que “os sinais precoces da falta de atividade física são sintomas como fadiga, distúrbios de sono, ganho de peso e menor resistência à dor”, explica Jennings.
 
Confira a lista de como o seu corpo reage quando você está parado. Procure um médico e escolha a melhor maneira de sair do sedentarismo. 
 
CORAÇÃO – Principal vítima do sedentarismo
“Doenças cardiovasculares, como as coronarianas, os acidentes vasculares cerebrais e a hipertensão arterial sistêmica, são os principais problemas de saúde que atingem a população sedentária”, explica Jennings.
 
 QUADRO PREOCUPANTE – Falta de exercício físico
A falta de exercício físico pode levar ao diabetes. O conjunto das consequências negativas (diabetes, obesidade, aumento de lipídeos e hipertensão) é chamado de síndrome metabólica. “O sedentarismo é um dos principais fatores que levam a esse quadro”, diz Jennings. O problema se associa também a doenças degenerativas das articulações, síndromes demenciais, neoplasias (cânceres) e doenças psiquiátricas, como a depressão.
 
OBESIDADE – Problema grande
Além do sistema cardiovascular, a ausência de exercícios acarreta prejuízos a todo o metabolismo corporal, resultando em acúmulo de tecido gorduroso e perda de massa muscular, o que leva à obesidades.
 
OSSO 
Nosso osso também é atingido pelo sedentarismo. A falta de exercício físico na infância e adolescência resulta em baixos índices de ganho de massa óssea, resultando num balanço negativo para toda a vida.
 
CÂNCER – Atividade física é a chave protetora contra essa doença
Segundo o médico Jennings, grandes estudos populacionais demostram que a atividade física é um fator protetor para mortalidade por doenças neoplásicas (cânceres), o que torna o sedentarismo um fator de rico para doenças malignas.
Para mais informações procure orientação médica.
Imprimir Imprimir Compartilhar Compartilhar

Harmony Medical Center

Lot. Stella Maris, Rua Dr. José Afonso de Melo, 68, Jatiúca - Maceió-AL - CEP: 57.037-460
Tel: (82)2126-0000