Loading

Segunda a Sábado
das 08h00 às 12h00
das 13h00 às 20h00

(82)2126-0000

publicidade

Notícias

07/07/2014

Icterícia em Bebês

Alteração fisiológica na coloração da pele do bebê

Uma das doenças mais comuns no recém-nascido é a icterícia, mais conhecida como amarelão, ou seja, é uma alteração fisiológica, na coloração da pele e branco dos olhos dos recém-nascidos, deixando o bebê amarelado. Essa coloração acontece pelo excesso de bilirrubina no sangue.
 
A bilirrubina é pigmento normal, amarelo, gerado pelo metabolismo das células vermelhas do sangue. O excesso acontece pela dificuldade do fígado em capturar toda a quantidade de bilirrubina produzida, acumulando no sangue.
 
Normalmente ocorre um aumento de bilirrubina entre o segundo e o terceiro dia de vida, isso porque o organismo do bebê ainda é imaturo para eliminar este pigmento. Uma das formas de identificar a icterícia é apertar suavemente com a ponta do dedo a ponta do nariz ou a testa da criança. Se a pele permanece branca (este teste funciona pra todas as raças) não há icterícia; se a cor for amarelada, você deve levar a criança ao pediatra para um diagnóstico preciso e tratamento adequado.
 
Esse tipo de icterícia atinge em torno de 50% dos bebês nascidos no tempo certo, sendo ainda mais frequente nos prematuros. Na maioria das vezes regride espontaneamente em torno do décimo dia de vida do bebê. Caso a cor amarelada persista é necessário voltar ao pediatra pra um tratamento mais intensivo. 
 
Para o tratamento adequado a criança realiza exame clínico com o pediatra e de sangue, caso a icterícia esteja em um nível muito alto é necessário o tratamento de fototerapia ou banho de luz. A criança fica em um berço com uma fonte de luz que converte a bilirrubina impregnada na pele e nas mucosas em outra substância deixando a pele do bebê com coloração normal.
 
Para maiores informações procure orientação médica e não deixe de levar regularmente seu filho ao pediatra.

 

Imprimir Imprimir Compartilhar Compartilhar

Harmony Medical Center

Lot. Stella Maris, Rua Dr. José Afonso de Melo, 68, Jatiúca - Maceió-AL - CEP: 57.037-460
Tel: (82)2126-0000