Loading

Segunda a Sábado
das 08h00 às 12h00
das 13h00 às 20h00

(82)2126-0000

publicidade

Notícias

03/07/2015

Micção frequente

Ih....preciso ir ao banheiro!!

Micção frequente é a urgência de urinar. Quando você vai ao toalete e já quer voltar, isso pode ser um sinal de alguma disfunção que precisar ser avaliada. Na maioria das vezes é ocasionada por uma infecção, inflamação ou outras doenças do trato urinário como rins, ureteres, bexiga e uretra ou os órgãos reprodutivos.
 
Outros fatores que influenciam na micção frequente são ansiedade, medicamentos diuréticos, diabetes, exposição ao frio, gravidez, tumor ou massa pélvica. É necessário ficar atentos aos sintomas para buscar orientação médica. Confira a seguir alguns tópicos que vai auxiliar a descobrir até que ponto é considerado normal essa micção constante.
 
Nunca tive nada – A maioria das pessoas tem controle desse processo coordenado pelos esfíncteres (músculos que se situam na base da bexiga e na uretra) que em posição relaxada, liberam a passagem da urina, no final da micção, fecham e a bexiga descontrai. Qualquer alteração nesse mecanismo ocasiona o problema e o urologista deve ser consultado para avaliar o caso.
 
Corro, mas sempre escapa – Quando há desconforto, urgência e perda de urina, pode se tratar de bexiga hiperativa. As causas se relacionam com alterações estruturais na inervação da bexiga. O diagnóstico é feito através do exame físico diário miccional, estudo urodinâmico.
 
Sinto muito ardor - É um dos sinais de infecção urinária. A urina tem aspecto turvo, mau cheiro e ás vezes sangue. O diagnóstico é feito por análise dos sintomas e exame de urina. Para prevenir, é necessário aumentar a ingestão de líquidos.
 
Tenho diabetes do tipo 2 – A doença eleva as taxas de glicose e os rins filtram os excessos pela urina. O corpo precisa de mais água para diluir e eliminar o açúcar, ingerem-se mais líquidos e as micções aumentam.
 
Minha próstata está aumentada – O quadro afeta o canal onde a urina é eliminada, obstrui a passagem e o esvaziamento da bexiga. Há alteração no jato, esforço ou dificuldade de inicia-lo e idas noturnas ao banheiro. O tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico.
 
fonte de pesquisa: revista viva saúde, nº 140, página 46 / http://o.canbler.com/categoria/rins-eo-sistema-urinario/miccao-frequente/causas 
 
Imprimir Imprimir Compartilhar Compartilhar

Harmony Medical Center

Lot. Stella Maris, Rua Dr. José Afonso de Melo, 68, Jatiúca - Maceió-AL - CEP: 57.037-460
Tel: (82)2126-0000