Loading

Segunda a Sábado
das 08h00 às 12h00
das 13h00 às 20h00

(82)2126-0000

publicidade

Notícias

08/09/2013

Avaliação Pré-anestésica: Qual a importância?

Cuidados especiais antes do procedimento cirúrgico

A necessidade de realizar uma cirurgia ainda causa muito medo nos pacientes, e um dos motivos é a anestesia. Mas a utilização desse medicamento é indispensável na hora do procedimento, pois oferece segurança a equipe médica, assegurando que o paciente não sinta dor durante a cirurgia. Para proporcionar mais credibilidade ao ato cirúrgico existe a consulta pré-anestésica, o momento em que o médico conhece o caso clínico do paciente, sanando as dúvidas e orientando quanto aos cuidados antes e após a anestesia.
 
É durante a avaliação que o anestesiologista conhece a doença cirúrgica atual e outras doenças do paciente, explicando as opções anestésicas, seus riscos e vantagens. Durante a consulta são verificados todos os exames necessários, além de orientações sobre a importância do jejum e a não utilização de medicamentos e a explicação de como será a anestesia.
 
O anestesiologista no ato do procedimento cirúrgico é o responsável por controlar os sinais vitais do pacientes, como a respiração, temperatura, hidratação, pressão arterial e os batimentos cardíacos. Também é função dele manter o paciente inconsciente ou sem sentir dor durante a operação. Por isso é importante que o profissional conheça o caso clínico do paciente antes do procedimento, para agir corretamente na necessidade de alguma interferência.
 
Alguns tipos de anestesias:
 
Anestesia geral. Na anestesia geral a administração de medicamentos mantém o paciente inconsciente, sem dor e imóvel durante todo o procedimento. Está indicada para cirurgias do abdome, tórax, cabeça, pescoço, cirurgias neurológicas e cardíacas. Cirurgias em crianças são realizadas, normalmente com anestesia geral para evitar movimentação brusca durante os procedimentos.
 
Anestesia regional: é realizada com a administração de medicamentos em apenas algumas áreas do corpo. Este tipo de anestesia inclui: Peridural ou Raqui, ambas as pernas permanecem imóveis e sem sensibilidade por algumas horas. As diferenças entre raqui e peridural, são as quantidades totais de anestésicos, o local onde cada anestésico é administrado e o tipo de agulha utilizada.
 
Anestesia Local - Após a sedação, será realizada infiltração com anestésicos, no local da cirurgia. Também pode ser acompanhada de sedação.
 
Para o procedimento ser realizado com sucesso é necessário seguir corretamente a orientação médica. São raros os acidentes ou complicações causadas pelo uso de anestesia, mas é importante seguir todas as orientações antes de qualquer procedimento anestésico-cirúrgico.
 
Cuidados especiais e recomendações
 
- Na véspera do procedimento, o paciente deve dormir bem, adultos não devem consumir bebidas alcoólicas, substâncias estimulantes e alimentação pesada.
- Não utilizar esmalte nas unhas, maquiagem ou cosméticos.
- Retirar jóias, bijuterias, piercings, relógio.
- Suspensão de medicamentos de acordo com orientação médica
- Levar todos os exames no dia da cirurgia.
 
Jejum antes do procedimento cirúrgico
 
O jejum pré-operatório é de extrema importância para a segurança do paciente. Confira como deve ser realizado, de acordo com idade e tipo de alimento:
 

Idade

Sólidos, Leite e derivados            

Líquidos sem resíduos

 

        < 6 meses

4 horas (leite materno)

2 horas

 

        0-36 meses

6 horas (leite artificial/fórmula)

2 horas

 

> 36 meses/adultos

8 horas (leite de origem animal e derivados)

2 horas (crianças) e

3 horas (adultos)

 

Líquidos sem resíduos: água, chá, café, gelatina, sucos sem polpa, sem açúcar e sem adoçante e que não seja de soja.

 

Imprimir Imprimir Compartilhar Compartilhar

Harmony Medical Center

Lot. Stella Maris, Rua Dr. José Afonso de Melo, 68, Jatiúca - Maceió-AL - CEP: 57.037-460
Tel: (82)2126-0000