Loading

Segunda a Sábado
das 08h00 às 12h00
das 13h00 às 20h00

(82)2126-0000

publicidade

Notícias

08/09/2016

Saiba como lidar com Artrite

Melhore a sua qualidade de vida

Embora nós geralmente a associemos às pessoas idosas ou com excesso de peso, na verdade a artrite pode nos afetar em qualquer idade, mesmo que tenhamos um peso adequado. Uma única menção da palavra “artrite” exibe automaticamente uma imagem mental de uma senhora idosa sentada em uma cadeira de rodas.
Mas… apenas as pessoas mais velhas e adultas podem sofrer de artrite? E o que dizer das mulheres? Somente elas podem padecê-la? É verdade que a artrite não pode ser prevenida?
 
1. A artrite não respeita idade
 
Embora muitos pensem assim, esta doença não é exclusividade dos idosos nem é sofrida apenas por eles. Podem ser alvo dela tanto uma pessoa mais jovem quanto os mais idosos. É por isso que é necessário tomar as devidas precauções.
A primeira medida a ser tomada é ir ao médico quando os primeiros sintomas, como febre, dor de cabeça ou fraqueza, se apresentarem. Normalmente as primeiras áreas afetadas tendem a serem os joelhos e dedos.
Não há nenhuma idade específica quando se trata de artrite. A artrite reumatoide, por exemplo, ocorre principalmente no final da adolescência, entrando na fase adulta, até no máximo os 35 anos de idade.
Não se sabe ao certo qual é a sua causa, porém alguns estudos sugerem que mesma pode estar relacionada à falta de vitamina C.
 
2. A artrite pode ser tratada
 
Muitas pessoas pensam que não existem maneiras de melhorar a condição do indivíduo que sofre de artrite. No entanto, existem sim!
 
Com fisioterapia, exercícios apropriados e tratamentos para a dor as pessoas podem permanecer ativas e reduzir os desconfortos produzidos pela artrite. Há casos em que o afetado pode se recuperar completamente se a doença ainda estiver em uma fase mais leve.
 
No entanto, nem todos os casos implicam uma eliminação total do problema. Naqueles em que a doença está em estágio avançado há uma degeneração da articulação e do tendão que a recobre. A boa notícia é que com constância no tratamento médico você poderá manter um estilo de vida menos doloroso e com a possibilidade de fazer mais atividades.
 
3. Por que os ossos doem?
 
A verdade é que não são os ossos que doem, e sim as articulações. A articulação, por estar localizada entre dois ossos, causa tanta dor que as pessoas com artrite presumem que são os ossos. Se a dor fosse nos ossos, seria outra doença: a osteoporose. Diz-se também que a dor que as pessoas que têm artrite sentem pode prever o tempo, algo que também não é verdade.
Foram realizados vários estudos para esclarecer se existia esta relação, mas todos deram negativo.
 
4. As mulheres não são as únicas vítimas
 
Outra das coisas que você não sabia sobre a artrite é que essa condição afeta ambos os sexos. No entanto, na maioria dos casos as mulheres são mais vulneráveis à artrite do que os homens. Para prevenir ou reduzir os riscos de sofrer de artrite é importante levar um estilo de vida saudável e equilibrado, não importando o seu gênero.
 
5. As pessoas com sobrepeso não são as únicas afetadas
 
O estilo de vida sedentário é um inimigo do corpo humano que pode ser o causador de muitas condições de saúde, como as doenças cardiovasculares, câncer ou sobrepeso. Neste último aspecto, diz-se que o excesso de peso pode ser um fator causal na artrite, e isto é verdade porque há degeneração da articulação devido ao peso da pessoa.
 
No entanto, as pessoas magras não estão isentas de padecer desta doença. Neste caso, as razões podem ser:
 
Presença de bactérias.
Lesões que ocorreram no passado e não foram tratadas.
Fraturas não tratada ou não cuidada.
A prática de esportes ou atividades que desgastam a articulação, quando a pessoa não mantém uma alimentação correta.
Falta de exposição à luz solar.
Falta de uma dieta saudável ou pouco equilibrada.
 
Lembre-se de que a melhor prevenção sempre será viver uma vida saudável.
Imprimir Imprimir Compartilhar Compartilhar

Harmony Medical Center

Lot. Stella Maris, Rua Dr. José Afonso de Melo, 68, Jatiúca - Maceió-AL - CEP: 57.037-460
Tel: (82)2126-0000