Novidades

Sedentarismo

'
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o sedentarismo continua sendo uma das maiores causas de óbitos no mundo. A ausência de atividade física no dia a dia da população provoca danos imediatos à pessoa, as consequências são acumulativas, dificultando a conscientização sobre a necessidade de realizar alguma atividade física.
 
Segundo cientistas, para um indivíduo ser considerado fisicamente ativo é necessário que realize pelo menos 30 minutos de atividade física moderada cinco vezes por semana ou 30 minutos de atividade intensa três vezes por semana. O especialista em medicina esportiva e reumatologista Fábio Jennings, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), relata que “os sinais precoces da falta de atividade física são sintomas como fadiga, distúrbios de sono, ganho de peso e menor resistência à dor”, explica Jennings.
 
Confira a lista de como o seu corpo reage quando você está parado. Procure um médico e escolha a melhor maneira de sair do sedentarismo. 
 
CORAÇÃO – Principal vítima do sedentarismo
“Doenças cardiovasculares, como as coronarianas, os acidentes vasculares cerebrais e a hipertensão arterial sistêmica, são os principais problemas de saúde que atingem a população sedentária”, explica Jennings.
 
 QUADRO PREOCUPANTE – Falta de exercício físico
A falta de exercício físico pode levar ao diabetes. O conjunto das consequências negativas (diabetes, obesidade, aumento de lipídeos e hipertensão) é chamado de síndrome metabólica. “O sedentarismo é um dos principais fatores que levam a esse quadro”, diz Jennings. O problema se associa também a doenças degenerativas das articulações, síndromes demenciais, neoplasias (cânceres) e doenças psiquiátricas, como a depressão.
 
OBESIDADE – Problema grande
Além do sistema cardiovascular, a ausência de exercícios acarreta prejuízos a todo o metabolismo corporal, resultando em acúmulo de tecido gorduroso e perda de massa muscular, o que leva à obesidades.
 
OSSO 
Nosso osso também é atingido pelo sedentarismo. A falta de exercício físico na infância e adolescência resulta em baixos índices de ganho de massa óssea, resultando num balanço negativo para toda a vida.
 
CÂNCER – Atividade física é a chave protetora contra essa doença
Segundo o médico Jennings, grandes estudos populacionais demostram que a atividade física é um fator protetor para mortalidade por doenças neoplásicas (cânceres), o que torna o sedentarismo um fator de rico para doenças malignas.
Para mais informações procure orientação médica.