A procura por vias alternativas para tratar ou prevenir dores e diminuir o nível de estresse tem crescido cada vez mais no ocidente, a exemplo disso, temos a acupuntura, que faz parte da medicina tradicional chinesa. O que poucas pessoas sabem são os grandes benefícios que essa prática traz para seus pacientes.
A acupuntura é um dos tratamentos médicos mais antigos do mundo, criada há mais de dois milênios. Baseia-se na estimulação de locais anatômicos sobre ou na pele, os chamados pontos de acupuntura.
São usadas diferentes abordagens para o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças, mas o procedimento mais adotado no mundo atualmente é a penetração da pele por agulhas metálicas muito finas e sólidas, manipuladas manualmente ou por meio de estímulos elétricos.
Pesquisas afirmam que tal técnica oriental pode desativar áreas do cérebro associada a dores, fator predominante que explica o crescimento da procura por acupuntura. Ela é especialmente indicada para a redução de dor em casos de fibromialgia e dores localizadas nas costas, tratamento de náuseas e vômitos em pacientes que se submetem a quimioterapia ou cirurgias, e diminuição de tensão emocional.
A prática já sobrevive há milênios apresentando benefícios a indivíduos com problemas gastrointestinais, respiratórios, musculares, urológicos, endocrinológicos, psicológicos e neurológicos, ginecológicos e até mesmo dermatológicos.
Após o problema ser identificado, o paciente pode ter alguns de seus mais de mil pontos de acupuntura estimulados em diversas e frequentes sessões.