Com o objetivo de alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o movimento Novembro Azul traz a iluminação a vários pontos turísticos no mundo. A campanha pretende conscientizar o público masculino sobre a necessidade de se submeter a exames preventivos.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima-se 68.800 novos casos de câncer de próstata no Brasil apenas em 2014. Esses valores correspondem a um risco estimado de 70,42 novos casos a cada 100 mil homens. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o diagnóstico é o mais incidente entre os homens em todas as regiões no país, no Nordeste 30,16/100 mil.
Na fase inicial, o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas. Quando surgem são parecidos com os do crescimento benigno da próstata: dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Na fase avançada, a doença pode provocar dor nos ossos, problemas para urinar e, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.
O tratamento pode ser feito com cirurgia, radioterapia, tratamento hormonal e algumas vezes apenas observação médica.