Novidades

Saúde íntima da mulher: saiba os problemas mais frequentes no verão

'
Os cuidados com a saúde íntima da mulher é importante em todos os momentos, mas deve-se se dar uma atenção maior durante o verão, que é quando a proliferação de bactérias é maior por conta das altas temperaturas. Confira os problemas mais comuns no verão para mulher:
 
1 – Causado pelo fungo denominado Cândida, a Candidíase é um tipo de vaginite e caracteriza-se por irritação vaginal, coceira intensa e corrimento vaginal. O problema é tratado com medicamentos antimicóticos e pomadas antifúngicas. A depender do fungo, o tratamento pode durar até 15 dias.
 
2 – Podendo se hospedar no colo uterino, na vagina ou na uretra, a Tricomoníase é uma infecção causada pelo Trichomonas Vaginalis, no qual sua principal forma de transmissão é através da relação sexual. Porém, no verão a flora vaginal está em constantes mudanças, o que favorece para o surgimento da doença. Suas características são: corrimento na cor amarela, coceira na região genital, dor pélvica e ardência ao urinar. O tratamento mais comum para tricomoníase, inclusive durante a gravidez, é tomar uma dose alta de metronidazol ou tinidazol. O medicamento ministrado por via oral é muito mais eficaz para tricomoníase que a inserção de um creme ou gel no órgão sexual.
 
3 – Normalmente ocasionada por alterações na flora vaginal ou por uma higiene íntima inadequada, a Vaginose Bacteriana tem como sintomas o corrimento amarelo ou branco-acinzentado, com cheiro forte e coceira. Independente do tipo do corrimento, o tratamento só deve ser indicado pelo ginecologista e obstetra. Jamais pratique automedicação ou deixe de consultar o médico.