Novidades

Cuidados para a retirada do terceiro molar

'

Mais conhecido como “siso”, o terceiro molar é sempre lembrado devido ao seu alto índice de extração. Por estar localizado no fundo da arcada dentária, existe uma maior dificuldade de higienização deste dente, que normalmente erupciona aos 18 anos de idade.

Por sua localização nada estratégica, fica mais difícil higienizá-lo, aumentando a probabilidade de cáries, pericoronarite (inflamação da gengiva ao redor do siso) e outros mais graves, como a reabsorção da raiz do segundo molar.

Confira algumas dicas para quem passará pela extração deste dente:

 

- Cuidados pré-operatórios

1. Exames como a radiografia panorâmica, tomografia computadorizada e exames de sangue ajudam no planejamento do cirurgião dentista, além de facilitar o procedimento, causando menos trauma.

2. Antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos ajudam na prevenção de infecções e inflamações que geram dor e inchaço.

3. Estar em dia com a saúde de uma forma geral também é um dos cuidados que ajudam na recuperação dos pacientes que passam por este tipo de procedimento.

 

- Cuidados pós-operatórios

1. Dê preferência aos alimentos frios ou gelados durante as primeiras 24 horas após a cirurgia.

2. Siga com a medicação pré-operatória por tempo determinado, respeitando os horários descritos na receita.

3. Utilize uma bolsa de gelo logo após a cirurgia para ajudar na diminuição do processo inflamatório.

4. Evite qualquer atividade física e também a exposição ao sol.

5. Não uso enxaguantes bucais nas primeiras 24 horas depois da operação. E após este período, seguir a recomendação do dentista, caso ele receite algum.