Novidades

As verdades do glúten

'

Muito se ouve falar dos benefícios de adquirir dietas a base de alimentos sem glúten. Será mais uma modinha para vender as táticas de um emagrecimento rápido ou realmente a exclusão do nutriente pode trazer benefícios à saúde?
 
O glúten é uma proteína que está presente em várias comidas derivadas de cereais, do trigo, do centeio, da aveia e da cevada. Assim como uma parte dos alimentos, o nutriente tem seus pontos positivos, mas também seus malefícios, o importante é conhecer o composto e saber as verdades que se escondem por trás das capas de revistas.
 
Podemos encontrar o glúten em alimentos como pães, bolachas, biscoitos, bolos, carnes empanadas, macarrão e até mesmo em comidas processadas, como o sorvete, molhos prontos, frios, refrigerantes e polpas de frutas.
 
A relação do glúten com o emagrecimento é muito relativa. Excluir o nutriente da alimentação pode contribuir para a perda de peso, porém, também estará cortando uma das grandes fontes de carboidratos que são essenciais no bom funcionamento do organismo.
 
Segundo especialistas, o consumo da proteína pode trazer inúmeros benefícios para o organismo. A opção de adquirir uma alimentação sem glúten só poderá ser posta em prática após avaliação médica. É importante verificar com o especialista a possibilidade da retirada da substância, para que a ausência do nutriente não cause danos à saúde, assim como o excesso também tem seus malefícios.
 
Já foram identificados problemas causados pelo consumo de alimentos com glúten. Conhecida como doença Celíaca, nesse tipo de problema, o glúten não é muito bem aceito pelo intestino, causando um tipo de alergia, dando consequência a sintomas como diarreia, náuseas, inchaço, dores abdominais etc. Conforme apontam informações da Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra), só no Brasil, há cerca de 2 milhões de pessoas portadoras de doença celíaca, entretanto, na grande maioria, não houve um diagnóstico mais preciso.