Estamos no outono, mas a sensação térmica já é de verão. Apesar de ser uma estação de transição entre o inverno e o verão, o calor predomina na maior parte do nordeste, e as altas temperaturas desencadeiam desconforto e suor intenso no corpo, podendo ocasionar desidratação, tonturas, dores de cabeça e até desmaios súbitos.
Por isso é necessário atenção às mudanças rápidas nas condições do tempo, além de manter o corpo sempre hidratado para evitar o mal-estar oriundos das altas temperaturas. Segue algumas dicas para resistir ao calor intenso.
- Em dias de calor o corpo transpira excessivamente e o corpo perde muito líquido, por isso hidratação em primeiro lugar.
- Alimentação reforçada: Adicione no cardápio frutas e vegetais que apresentam água em sua composição. Evite o consumo de gorduras, pois em dias quentes elas não são bem metabolizadas, por causa da perda de líquidos no organismo.
- Use roupas leves e soltas, procure peças de tecido de algodão e malha. Evite roupas de cores escuras, que absorvem mais calor por não refletir a luz do sol.
- Na hora de dormir procure tomar um banho frio e vestir roupas leves. Procure evitar a ingestão de alimentos como chás e leite quente.