Vem chegando o verão e com ele um turbilhão de vírus, fungos e bactérias. Para algumas pessoas a época mais quente do ano é sinônima de coceiras, tosse, espirros, inflamações e irritações na pele. Mas para evitar que as alergias atrapalhem o seu verão é necessário colocar em prática atitudes simples.
Segundo informações da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), as principais alergias que se manifestam com a entrada do verão são as chamadas: dermatite atópica, urticária e dermatite de contato. As principais manifestações das uticárias são coceiras e inchaços. E as dermatites são eczemas (lesão na pele), coceira e descamação da pele.
Alguns dos fatores que intensificam o aparecimento das alergias é a utilização de produtos não testados dermatologicamente e a mistura no uso dos cosméticos como desodorante, hidratante, perfume, protetor solar, entre outros, que provocando a hipersensibilidade na pele.
Para prevenir o aparecimento das alergias no verão é necessário fazer algumas mudanças de hábitos. Segue algumas dicas para evitar as crises alérgicas no verão.
· Beba água para manter seu corpo hidratado, no verão o cuidado deve ser redobrado;
· Mantenha uma alimentação saudável, rica em fibras e proteínas;
· Crianças devem dormir com mosqueteiros, para evitar picadas de insetos, que normalmente provocam alergias;
· Evite passar cremes de beleza, antes de ir à praia;
· Mantenha a casa sempre limpa e arejada. Durante o dia coloque cobertores, travesseiros e almofadas exposto ao sol, para evitar mofo e ácaros;
· Se permanecer por muito tempo exposto ao sol, evite entrar em lugar com ar condicionado, pois mudanças bruscas de temperatura provocam baixa no sistema imunológico;
· Evitar tapetes, carpetes, bichos de pelúcia, almofadas e estantes de livros no quarto;
· Evitar banhos extremamente quentes.
No dia 21 de dezembro inicia o verão, a estação mais quente do ano, aproveite ao máximo, mas sem esquecer de cuidar bem da sua saúde.