O mês mais rosa do ano chegou e com ele o sentimento de que precisamos nos amar mais e espalhar esse amor por onde formos. O câncer de mama não é uma doença fácil, porém com força de vontade, apoio e muito amor, a luta fica bem mais leve. A prevenção é uma etapa importante no combate ao câncer de mama. Embora nem todos os fatores que levem à progressão da doença sejam conhecidos, sabe-se que a alimentação desempenha um papel importante tanto na prevenção quanto na promoção da doença. Pensando nisso, vamos conhecer algumas formas de prevenção:
A atividade física, além de ajudar na eliminação de peso, elimina toxinas que prejudicam as células e podem levar a doenças. Diversos estudos indicam que a ingestão de frutas, verduras, grãos e legumes ajudam a combater diversas doenças e diversos tipos de câncer. Os vegetais possuem vitaminas e antioxidantes que eliminam toxinas do corpo que são danosas para as células. Em contrapartida, evite alimentos ricos em gorduras saturadas, colesterol e cheios de açúcar.
O cigarro é extremamente nocivo para o organismo e está dentre um dos principais vilões do câncer de mama. Se você fuma, pare o mais rápido possível.
Busque sempre ter uma qualidade de vida melhor. Pratique atividades que você gosta, faça esportes e busque relaxar com técnicas como meditação, ioga, acupuntura. Manter um estado de saúde pleno e uma qualidade de vida alta ajuda no tratamento e na recuperação da doença.
Controle o seu peso. A obesidade é um fator de risco para desenvolvimento de câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), mulheres obesas estão de 2 a 3 vezes mais propensas a desenvolverem a doença.
Além disso, se amar e viver rodeado de pessoas que você ama e que considera seus amigos é um grande aliado não somente para a luta contra um câncer, mas para uma vida mais feliz e equilibrada.